Trump diz que apoia a Otan 100%, mas pede mais colaboração aos aliados
Washington, 17 Jan 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que está totalmente comprometido com a Otan, mas insistiu que os outros países membros devem pagar mais por sua própria segurança.
"Estamos com a Otan cem por cento, mas como eu disse aos países, eles deveriam colaborar mais e pagar mais", afirmou durante discurso no Pentágono
O New York Times disse que Trump mencionou a possibilidade de retirar os Estados Unidos da estratégica aliança de segurança ocidental.
O presidente atacou repetidamente os parceiros da organização de 29 países por não alocar mais dinheiro aos seus orçamentos de defesa nacional.
Antes de chegar à Casa Branca, Trump chamou a Otan de "obsoleta" e, pouco depois de uma tumultuosa cúpula em julho do ano passado, questionou se os Estados Unidos respeitariam o princípio fundador da defesa mútua para Montenegro, o último estado ao entrar na organização.
Trump insistiu na quinta-feira em sua visão de que seus aliados mais próximos aproveitaram o guarda-chuva de segurança dos Estados Unidos por décadas, e ressaltou que sua missão é impedir essa tendência.
ms/ec/ll/dga/cn/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.