Topo

Explosão em tubulação de combustível deixa 20 mortos e 71 feridos no México

18.jan.2019 - Equipes de emergência atendem vítima de explosão em duto de combustíveis na cidade de Tlahuelilpan, no México - Alfredo Estrella/AFP Photo
18.jan.2019 - Equipes de emergência atendem vítima de explosão em duto de combustíveis na cidade de Tlahuelilpan, no México Imagem: Alfredo Estrella/AFP Photo

No México

19/01/2019 01h22Atualizada em 19/01/2019 06h37

Ao menos 20 pessoas morreram e 71 ficaram feridas na explosão em uma tubulação de combustível no estado mexicano de Hidalgo nesta sexta-feira (18), no momento em que centenas de pessoas retiravam gasolina que vazava do duto, informou o governador Omar Fayad.

O incêndio aconteceu na localidade de Tlahuelilpan, onde há várias horas ocorria um vazamento de combustível - o que atraiu dezenas de pessoas com baldes e galões para roubar o produto.

"O que sabemos é que havia o vazamento e uma atividade clandestina que já estava sendo atendida pelas autoridades competentes", disse Fayad.

Imagens da TV local mostram dezenas de pessoas furtando o combustível, que jorrava do duto.

18.jan.2019 - Exército trabalha a distância de incêndio em duto de combustível na cidade de Tlahuelilpan, no México - Xinhua/Periódico Síntesis Digital - Xinhua/Periódico Síntesis Digital
Exército trabalha a distância de incêndio em duto de combustível na cidade de Tlahuelilpan, no México
Imagem: Xinhua/Periódico Síntesis Digital

Horas depois, no início da noite, foram gravadas as primeiras imagens do incêndio, com pessoas fugindo apavoradas e pedindo socorro aos gritos.

Fayad informou que unidades dos bombeiros e ambulâncias da estatal de petróleo Pemex e dos governos estadual e federal foram enviadas para socorrer as vítimas.

O acidente ocorre no momento em que o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador executa uma estratégia nacional contra o roubo de combustível, delito que tem gerado perdas anuais de 3 bilhões de dólares ao país, segundo dados oficiais.