Topo

Ataque contra comboio das forças americanas e curdas na Síria mata cinco

21/01/2019 11h28

Beirute, 21 Jan 2019 (AFP) - Um comboio das forças americanas e de seus aliados árabes e curdos foi alvo, nesta segunda-feira (21), de um ataque suicida no noroeste da Síria, que fez cinco mortos e dois feridos, informou uma ONG.

Cinco combatentes das Forças Democráticas Sírias (FDS), aliança árabe-curda apoiada por Washington, morreram, enquanto dois soldados americanos ficaram feridos neste ataque que aconteceu na província de Hassaké, indicou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) através de seu órgão de propaganda Amaq.

"Um atentado suicida com carro-bomba atingiu o comboio conjunto das forças americanas" e seus aliados curdos perto de Shadadi, informou a Amaq em um comunicado.

Há menos de uma semana, um ataque em Manbij, no norte da Síria, reivindicado pelo EI, fez 19 mortos, incluindo quatro soldados dos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, "um comboio de tropas americanas escoltado pelas FDS foi atacado por um suicida ao volante de um carro-bomba", declarou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

"O carro-bomba atingiu um veículo das FDS, matando cinco combatentes desta força e ferindo dois americanos", disse a mesma fonte.

tgg/bek/gk/mr