Pompeo discute Coreia do Norte com Coreia do Sul e Japão
Washington, 21 Jan 2019 (AFP) - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, manteve conversas por telefone com seus contrapartes japonês e sul-coreano sobre a Coreia do Norte, anunciou nesta segunda-feira (21) o Departamento de Estado, enquanto é preparada uma nova cúpula entre Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong Un.
Os dois telefonemas ocorreram no domingo, um dia depois de o presidente americano anunciar que decidiu o lugar onde será realizada a cúpula entre os dois líderes, prevista para o fim de fevereiro.
Pompeo e o ministro japonês e Assuntos Exteriores, Taro Kono, discutiram as "próximas etapas" relativas aos compromissos norte-coreanos, e reafirmaram o desejo de uma "desnuclearização da península coreana", segundo um comunicado.
A ministra sul-coreana de Relações Exteriores, Kang Kyung Wha, conversou com Pompeo sobre seus "respectivos compromissos" com vistas a Pyongyang, informou o Departamento de Estado em outro comunicado.
O general Kim Yong Chol, braço direito do líder norte-coreano, se reuniu com o presidente americano durante 90 minutos na sexta-feira. "Registramos grandes progressos no plano da desnuclearização" da Coreia do Norte, afirmou Donald Trump no sábado.
A primeira cúpula entre um presidente americano e um herdeiro da dinastia Kim, no poder na Coreia do Norte, celebrada em Singapura em junho passado, resultou em um compromisso do líder norte-coreano a favor de uma "desnuclearização completa da península coreana", mas desde então não foi registrado nenhum avanço.
la/cyj/lb/lp/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.