Rússia denuncia que conferência de Varsóvia será reunião 'contra Irã'
Nações Unidas, Estados Unidos, 22 Jan 2019 (AFP) - A Rússia informou nesta terça-feira que não participará da conferência de paz segurança no Oriente Médio organizada por Estados Unidos e Polônia em Varsóvia por considerá-la "contraproducente" e focada no Irã.
O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, anunciou a conferência em Varsóvia nos dias 13 e 14 de fevereiro, com a presença de uma dezena de ministros.
Ao realizar o anúncio, em 11 de janeiro, Pompeo disse que o objetivo era tratar da paz e da segurança no Oriente Médio e "garantir que o Irã não é uma influência desestabilizadora" na região.
O embaixador russo junto à ONU, Vassily Nebenzia, disse ao Conselho de Segurança que a conferência não conseguirá melhorar a situação no Oriente Médio porque está focada em um único país e porque não tratará do conflito entre palestinos e israelenses.
"As tentativas de se criar algum tipo de aliança militar na região celebrando conferências e focando em uma aproximação simplificada unilateral claramente envolvendo o Irã são contraproducentes", disse Nebenzia em um debate no Conselho de Segurança sobre o Oriente Médio.
Em Moscou, o ministério das Relações Exteriores publicou uma nota confirmando que a Rússia não participará da reunião, descrita como uma "plataforma contra o Irã" e uma tentativa de debilitar o acordo nuclear com Teerã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.