Espanha e Portugal querem apresentar rota de Magalhães à Unesco
Madri, 23 Jan 2019 (AFP) - Portugal e Espanha apresentarão a candidatura da rota Magalhães-Elcano, a primeira circum-navegação do planeta, a Patrimônio Mundial da Unesco, e tentarão que se somem os demais países de América, Ásia e África, por onde transcorreu a travessia, anunciou o chanceler português nesta quarta-feira (23).
"Portugal e Espanha, por meio de seus embaixadores na Unesco, apresentarão conjuntamente a candidatura da rota de Magalhães-Elcano a Patrimônio Mundial da Humanidade", anunciou em Madri o ministro português das Relações Exteriores, Augusto Santos Silva, junto ao seu homólogo espanhol, Josep Borrell.
Segundo explicou, "os dois (países) darão instruções aos nossos embaixadores na Unesco" para coordenar uma candidatura conjunta hispano-portuguesa e "envolver os demais países que fazem parte da rota, de forma que nações de Europa, Ásia, África e América Latina apresentem a candidatura conjunta".
A expedição do português Magalhães e do espanhol Elcano partiu capitaneada pelo primeiro em setembro de 1519 da localidade de Sanlúcar de Barrameda, no sul da Espanha.
A missão, financiada pela Coroa espanhola, buscava abrir uma rota comercial e se converteu na primeira circum-navegação da História, depois de passar pela costa de Brasil, Argentina, Chile, Filipinas, Molucas, pelo Cabo da Boa Esperança e pelo arquipélago de Cabo Verde, entre outros muitos lugares.
No extremo sul do continente americano a expedição cruzou o estreito que levou o seu nome, Magalhães. O navegador português não pôde, contudo, completar a rota, pois morreu em 1521 nas Filipinas durante uma batalha com indígenas locais.
A expedição conseguiu retornar a Sanlúcar no ano seguinte, consideravelmente reduzida com relação à partida, dirigida por Juan Sebastián Elcano.
avl/du/es/cb/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.