Ex-dirigente da ETA em liberdade na Espanha após cumprir pena na França
Madri, 23 Jan 2019 (AFP) - O ex-chefe do aparato político da organização separatista armada basca ETA Mikel Albisu Iriarte, conhecido como "Antza", retornou em liberdade à Espanha na terça-feira (22), após cumprir sua pena de prisão na França, indicou uma fonte policial espanhola nesta quarta-feira (23).
"Chegou ontem (terça) da França para a Espanha em virtude de um acordo de readmissão bilateral entre os dois países", indicou uma fonte policial em Madri à AFP.
"Essa readmissão foi aceita" e "como não tem nenhuma causa pendente com a Justiça espanhola, é um cidadão livre", acrescentou a fonte, detalhando que o ex-dirigente da ETA chegou ao aeroporto de Madri-Barajas na terça-feira.
"Antza", filho de um dos fundadores da ETA, foi detido em outubro de 2004 junto com sua parceira, Soledad Iparraguirre Guenechea, apelidada "Anboto", em uma ampla operação em Salies-de-Béarn, no sudoeste da França.
Os dois foram definitivamente condenados na França em 22 de novembro de 2012 a uma pena de 20 anos de prisão, dois terços deles incompressíveis. Junto a isto foram proibidos de forma definitiva de circular pelo território francês uma vez cumprida a pena.
Um tribunal de Paris condenou-os por ter "dirigido" uma empresa com fins terroristas e ter cometido atos como roubos, falsidade ideológica, extorsão e ocultação de bens, a qual serviu cometerem atentados por parte da ETA.
Não obstante, não foram acusados de forma direta por ações violentas.
Sua prisão foi de grande importância na época, e foram encontrados documentos internos sobre o funcionamento da ETA, que depois permitiram mais detenções, incluindo de líderes da organização.
A ETA renunciou definitivamente em outubro de 2011 à luta armada, antes de anunciar seu desarmamento em abril de 2017 e dissolver-se em maio passado.
lbx/avl/es/cb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.