Topo

Ex-presidente Fujimori volta à prisão para completar pena

24/01/2019 06h07

Lima, 24 Jan 2019 (AFP) - O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi levado nesta quarta-feira da clínica de Lima onde estava hospitalizado desde outubro passado para um batalhão das forças especiais em Lima.

Fujimori, 80 anos, foi removido às 21H30 local (00H30 Brasília de quinta) em uma caminhonete branca, para o mesmo local onde permaneceu detido por uma década, onde deve completar sua pena de 25 anos por crimes contra a humanidade.

O ex-presidente saiu acompanhado por seu filho mais novo, Kenji Fujimori.

O veículo seguiu escoltado por motocicletas e vários carros da polícia para um trajeto de meia hora até o batalhão em Barbadillo, no leste da capital.

Uma junta médica concluiu que o ex-presidente tem condições de continuar seu tratamento no ambulatório do batalhão das forças especiais.

"Sinto que o fim está próximo", disse o ex-presidente à AFP em um bilhete escrito ainda na clínica.

"Se na tranquilidade de estar hospitalizado atravesso uma perigosa montanha russa, na prisão esta situação será muito mais grave e instável".

"É por isto que voltar à prisão representa uma pena de morte lenta e certa", completa no bilhete o engenheiro e matemático de 80 anos.

Fujimori, que governou o Peru de 1990 a 2000 com mão dura, teve seu indulto presidencial anulado pela justiça, e recorreu ao Supremo Tribunal, que analisa a questão.

O ex-presidente foi internado em 3 de outubro ao sofrer uma descompensação em sua casa, depois que um tribunal anulou o indulto que havia sido concedido pelo então presidente peruano Pablo Kuczynski na véspera do Natal de 2017.

Fujimori permaneceu preso na mesma base policial para a qual retornou na quarta-feira entre 2007 e 2017, depois de chegar ao país extraditado do Chile. Ele será o único detento no local, onde receberá atendimento médico permanente.

O destino de Fujimori não está definido a nível judicial, pois a Suprema Corte ainda precisa decidir sobre um recurso de apelação contra a anulação do indulto.

ljc/lr/fp