Topo

Poluição obriga Bangcoc a fechar mais de 400 escolas

30/01/2019 06h30

Bangcoc, 30 Jan 2019 (AFP) - As autoridades de Bangcoc decidiram fechar até sexta-feira mais de 400 escolas da capital da Tailândia, afetada há várias semanas por um episódio severo de poluição atmosférica, uma decisão sem precedentes na história da cidade.

"Ordeno às 437 escolas administradas pelo governo metropolitano de Bangcoc que fechem suas portas a partir de meio-dia (de quarta-feira) e até sexta-feira", anunciou Aswin Kwanmuang, governador da cidade.

"Três ou quatro distritos da cidade estão particularmente afetados", completou, antes de anunciar o uso de drones para espalhar uma substância líquida sobre a cidade que deve capturar as micropartículas da poluição.

Durante vários dias, aviões lançaram produtos químicos nas nuvens para provocar chuva. Mas choveu muito pouco na cidade.

Também foram usados caminhões e outros dispositivos de vaporização de água, de eficácia controversa.

Os níveis de partículas finas chamadas PM2,5 (de diâmetro inferior ou igual a 2,5 micrômetros), consideradas as mais nocivas para a saúde, pois penetram mais profundamente nos pulmões, estão há um mês na faixa de 80-100 microgramas por metro cúbico em alguns pontos da capital.

Na quarta-feira atingiram 86 microgramas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um nível de exposição máximo diário de 25 microgramas.

As principais causas do problema são a ausência de vento, a umidade e as condições climáticas, que impedem a dispersão dos poluentes.

ask-sde/dth/am/jvb/fp