Ex-rei belga Albert II se nega a fazer teste de paternidade
Bruxelas, 1 Fev 2019 (AFP) - O ex-rei belga Albert II se negou a fazer um teste de paternidade, como a Justiça havia exigido em outubro, para descobrir se é pai da artista plástica Delphine Boël, anunciou seu advogado nesta sexta-feira (1).
O ex-monarca, de 84 anos, decidiu recorrer das duas decisões de junho e outubro de 2018 do tribunal de apelação de Bruxelas, detalhou em comunicado Alain Berenboom.
"Sua Majestade, o Rei Albert II, não se submeterá a uma análise de DNA enquanto o tribunal não emitir a sua sentença", acrescenta o comunicado.
Delphine Boël assegura ter nascido de um longo relacionamento entre sua mãe, a aristocrata Sibylle de Sélys Longchamps, e o então príncipe-herdeiro Albert, que sempre negou ser seu pai.
O ex-soberano, casado em 1959 com Paola Ruffo di Calabria e pai do atual rei Philippe, sempre negou qualquer parentesco com Boël.
Em 2013, a artista apresentou um processo de reconhecimento de paternidade em um tribunal de Bruxelas.
Em um primeiro momento, em 2017, os tribunais sequer a autorizaram impugnar a paternidade do industrial Jacques Boël.
Mas em uma sentença de 25 de outubro, o tribunal de apelação de Bruxelas rejeitou essa decisão e ordenou que Albert II se submetesse a um teste de DNA.
Segundo Berenboom, o recurso suspende essa obrigação, uma análise jurídica que letrado de Boël, Marc Uyttendaele, não compartilha, pois "vista a idade dos protagonistas é necessário, como medida de precaução, fazer o teste genético".
O advogado assegurou à AFP que isto busca "evitar o dever de recorrer a situações desagradáveis e desconfortáveis como fazer um teste de DNA post mortem ou envolver a descendência" de Albert II.
mad/tjc/me/cb/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.