Julgamento dos separatistas catalães será em 12 de fevereiro
Madri, 1 Fev 2019 (AFP) - O julgamento na Suprema Corte espanhola dos doze líderes separatistas catalães envolvidos na tentativa de secessão em outubro de 2017 começará no dia 12 de fevereiro, informou uma fonte judicial nesta sexta-feira.
No controverso julgamento, os réus devem responder por supostos crimes de rebelião, peculato e desobediência para os quais a acusação reivindica entre 7 e 25 anos de prisão.
No banco dos réus se sentará o ex-vice-presidente regional Oriol Junqueras, outros membros do antigo governo catalão, dois líderes de associações separatistas e o ex-presidente da câmara regional Carme Forcadell.
O processo deve durar em torno de três meses, segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Lesmes, falando com a imprensa internacional.
Para a sentença, o acusado, nove deles em prisão preventiva, deve esperar entre dois ou três meses para ouvir seu veredicto, acrescentou.
Os nove presos, alguns deles detidos há mais de um ano, foram transferidos nesta sexta-feira das prisões catalãs para outros nas proximidades de Madri, onde ficarão durante o processo.
Os outros três acusados, ex-líderes do governo regional, estão sendo liberados provisoriamente.
Entre as principais ausências, figura a de Carles Puigdemont, ex-presidente da região foi para a Bélgica dias após o parlamento regional dominado pelos separatistas proclamaram uma república em 27 de outubro de 2017.
Esta proclamação foi aprovada por referendo popular, não legalizado, em 1o. de outubro, não foi reconhecida por nenhum país.
Também rapidamente abortada pelo governo espanhol com a remoção de Puigdemont e seu gabinete e a transferência da administração regional para Madri.
bur-dbh/mg/es/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.