Rússia acusa EUA de 'contornar suas obrigações' ao abandonar tratado sobre mísseis
Moscou, 1 Fev 2019 (AFP) - A diplomacia russa denunciou nesta sexta-feira (1) a decisão dos Estados Unidos de deixar um tratado sobre armas nucleares, dizendo que faz parte da "estratégia" americana de "contornar suas obrigações" internacionais.
Não é uma questão de "culpa da Rússia (...), trata-se da estratégia dos Estados Unidos para contornar suas obrigações legais internacionais em diferentes áreas", declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, ao canal público de televisão Rossia 1.
Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira a sua retirada do tratado de armas nucleares de alcance intermediário (INF), acusando a Rússia de violar este acordo.
A Rússia, por sua vez, rejeita firmemente as acusações.
"Nenhuma evidência, foto de satélite (...), testemunho" que prove uma eventual violação por parte da Rússia foi apresentada pelos americanos, insistiu Zakharova.
"Disseram: 'nós não temos perguntas (a fazer), vocês só têm que destruir tudo'", disse ela, salientando que a Rússia sempre esteve disponível para um "diálogo sobre o tratado INF".
Mas se os Estados Unidos "realmente deixarem o tratado INF, Moscou se reserva o direito de uma resposta apropriada", alertou Zakharova.
Concluído em 1987 entre a União Soviética e Washington, o tratado INF pôs fim à crise de euromísseis, desencadeada pela implantação de ogivas nucleares soviéticas SS-20 visando as capitais europeias.
mp/lpt/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.