Topo

Trump será 'otimista' em discurso sobre estado da União, diz alto funcionário

01/02/2019 21h48

Washington, 1 Fev 2019 (AFP) - O discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o estado da União vai encorajar o otimismo e se afastar do atual clima de conflito em Washington, afirmou uma autoridade do governo nesta sexta-feira (1).

Sobre o discurso que será feito na próxima terça-feira ao Congresso, um alto funcionário do governo disse que Trump "apresentará uma visão inspiradora da grandeza americana".

O presidente, que está em guerra com a oposição democrata e com procuradores que investigam acusações de que sua equipe de campanha conspirou com a Rússia para as eleições de 2016, assumirá a liderança, disse ele.

Será um discurso "otimista e unificador, mas acho que também pode ser considerado visionário", disse.

No entanto, é provável que também seja um dos mais políticos dos últimos anos no contexto de uma dura disputa com os democratas, que se recusam a financiar o plano de Trump de construir um muro ao longo da fronteira EUA-México. Unidos e México.

A disputa inclusive levou o Congresso a adiar a data do discurso. O próprio Trump sugeriu nesta sexta-feira que usará o evento para declarar uma emergência nacional, o que lhe daria o direito aos recursos necessários para a construção do muro, sem passar pelo Congresso.

O alto funcionário se recusou a fornecer detalhes específicos do discurso e enfatizou que o principal objetivo do presidente será apresentar-se em um tom mais conciliatório.