EUA chamam militares a seguir general rebelde venezuelano, diz Bolton
Washington, 2 Fev 2019 (AFP) - O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, chamou neste sábado (2) os militares venezuelanos a seguirem o exemplo do general Francisco Yánez, que disse não reconhecer o presidente Nicolás Maduro.
"Os Estados Unidos chamam todos os militares a seguirem o exemplo do general Yánez e a proteger os manifestantes pacíficos que apoiam a democracia", declarou no Twitter Bolton, em alusão ao vídeo publicado por Yánez, o militar de mais alta patente na ativa a reconhecer a autoproclamação de Juan Guaidó como presidente interino.
Maduro denunciou neste sábado um "plano macabro" do presidente americano, Donald Trump, para intervir no país e derrubá-lo, depois de Washington reconhecer Guaidó e, nesta semana, o vice-presidente, Mike Pence, dizer que "todas as opções estão sobre a mesa" para restaurar a democracia na Venezuela.
Em outro tuíte dirigido aos altos oficiais, Bolton disse que "agora é o momento de se colocar ao lado do povo venezuelano".
"É seu direito e sua responsabilidade para defender a Constituição e a democracia da Venezuela!", afirmou Bolton.
O governo de Trump reconheceu Guaidó no mesmo dia de sua autoproclamação em 23 de janeiro.
"Este não é o momento para o diálogo, este é o momento para a ação", afirmou Pence durante um ato com venezuelanos na Flórida.
an/dga/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.