Sobe a 125 número de mortos em explosão de duto de gasolina no México
México, 3 Fev 2019 (AFP) - O número de mortos na explosão de um duto de gasolina no estado mexicano de Hidalgo, enquanto era saqueado por moradores, aumentou a 125, segundo uma contagem atualizada, divulgada neste domingo (3) por autoridades de saúde federais.
O último óbito foi registrado na noite de sábado em um hospital público da capital, informou em um comunicado o Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS).
Das mortes, 68 ocorreram no momento da explosão e 57 em hospitais. Ainda continuam internadas 22 pessoas, várias delas consideradas em estado grave por apresentar queimaduras em mais de 80% do corpo.
Na tarde de 18 de janeiro, um duto próximo à comunidade de Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo (centro), foi perfurado por traficantes de combustível.
Isto atraiu 700 moradores, inclusive famílias inteiras, que enchiam baldes e galões com combustível quando ocorreu a explosão.
A tragédia ocorreu quando o presidente Andrés Manuel López Obrador impulsionava uma estratégia nacional para acabar com o roubo de combustível, um crime que causa prejuízos anuais de US$ 3 bilhões à estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).
O "huachicol" - como é denominado o combustível roubado - custa em média a metade do preço cobrado em postos de gasolina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.