Espanha reconhece Guaidó como presidente encarregado da Venezuela
Madri, 4 Fev 2019 (AFP) - A Espanha reconheceu nesta segunda-feira (4) o opositor Juan Guaidó como presidente encarregado da Venezuela - anunciou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, após o fim do ultimato ao presidente Nicolás Maduro, que se negou a convocar eleições.
"O governo da Espanha anuncia que reconhece oficialmente o presidente da Assembleia da Venezuela, o senhor Guaidó, como presidente encarregado da Venezuela para que convoque eleições presidenciais no menor prazo de tempo possível", afirmou Sánchez no Palácio de Moncloa.
O reconhecimento a Guaidó tem uma finalidade clara, ressaltou Sánchez: convocar eleições que "têm de ser livres, democráticas, com garantias e sem exclusões".
Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Portugal e Holanda - Áustria se somou ao grupo ontem - estipularam o domingo passado como data-limite para Maduro convoque eleições. Em caso contrário, reconheceriam Guaidó, o chefe do Parlamento de 35 anos.
Pouco depois da Espanha, o Reino Unido também anunciou que reconhecia Guaidó como "presidente constitucional interino" da Venezuela, como tuitou seu ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt.
Guaidó se autoproclamou presidente interino em 23 de janeiro, acusando "usurpador" de Maduro por ter sido reeleito em um processo questionável. Ele já havia sido reconhecido por Estados Unidos e Canadá, assim como pelos países latino-americanos que integram o Grupo de Lima.
Em entrevista divulgada no domingo, Maduro descartou convocar eleições presidenciais. Entre seus aliados, conta com China e Rússia. Ele acusa Washington de usar Guaidó como "marionete" lhe aplicar um golpe de Estado.
du/pmr/zm/fp/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.