Homens armados matam 26 pessoas no noroeste da Nigéria
Kano, Nigéria, 5 Fev 2019 (AFP) - Homens armados assassinaram 26 pessoas no estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria, terreno de ação de diversas gangues criminosas - anunciou a polícia nesta terça-feira (5).
Segundo a polícia, os ataques ocorreram na tarde de segunda-feira nas aldeias de Wonaka, Ajja, Mada, Ruwan Baure, Doka, Takoka e Tudun Maijatau.
"Quinze pessoas, entre as quais uma mulher", foram assassinadas em ataques coordenados contra seis vilarejos da região de Mada na segunda-feira, relatou o porta-voz da polícia local, Mohammed Shehu.
Outras 11 pessoas foram mortas em outro ataque no vilarejo de Batauna, na área de Bukkuyum, completou o porta-voz.
Shehu disse que pelo menos sete pessoas foram sequestradas durante os ataques, mas depois foram libertadas.
De acordo com o porta-voz, o ataque ao primeiro grupo de casas, no distrito de Mada, "presumivelmente" está relacionado com o assassinato de sete pastores nômades na semana passada, pelas mãos de homens da comunidade local.
Os moradores dessas aldeias, contudo, afirmaram que os ataques foram executados por ladrões de gado e sequestradores que operam na região.
Um líder local disse à AFP, sob condição de anonimato, que "os autores sem dúvidas eram bandidos que têm roubado nossos rebanhos e sequestrado membros de nossa comunidade em troca de dinheiro".
As comunidades de agricultores e pastores em Zamfara sofrem há algum tempo com ataques de grupos criminosos contra aldeias, onde roubam animais e incendiam casas.
cs/phz/ahg/age/ll/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.