Topo

Premiê britânica se reunirá na quinta com altos responsáveis da UE

05/02/2019 14h42

Bruxelas, 5 Fev 2019 (AFP) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, se reunirá nesta quinta-feira (7) em Bruxelas com os principais responsáveis da União Europeia (UE) pela primeira vez desde que o Parlamento britânico rejeitou o acordo do Brexit, anunciaram nesta terça-feira (5) porta-vozes da UE e de Downing Street.

"Tomem nota: na quinta-feira, dia 7, o presidente (da Comissão Europeia) Jean-Claude Juncker receberá a primeira-ministra britânica, Theresa May, aqui em Berlaymont", sede da Comissão, anunciou em coletiva de imprensa Margaritis Schinas, porta-voz do Executivo comunitário.

O chefe dos negociadores europeus, Michel Barnier, também participará do encontro, declarou outro porta-voz.

A reunião servirá, de acordo com Schinas, para a chefe do governo "expor suas ideias" sobre como continuar o processo do Brexit, após o Parlamento de Westminister rejeitar, em janeiro, o acordo fechado entre Londres e Bruxela e pedir para May renegociá-lo.

May "atualizará a Comissão Europeia sobre as discussões que estão ocorrendo no Reino Unido e sobre o caminho a seguir", disse o porta-voz da Downing Street em Londres.

A primeira-ministra se reunirá mais tarde com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, acrescentou, observando que o chefe de gabinete de May, Gavin Barwell, já viajou para Bruxelas na segunda-feira para se reunir com altos funcionários europeus e políticos.

A questão da fronteira irlandesa é o ponto mais conflituoso do acordo negociado entre o governo britânico e a UE que a Câmara dos Comuns rejeitou por esmagadora maioria.

Em particular, os deputados britânicos querem rever a salvaguarda planeada para evitar a reintrodução de uma fronteira dura entre a República da Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.

- Irlanda em foco -A UE manifestou repetidamente a sua oposição a renegociar o acordo de divórcio. "Dado que a posição da Comissão é clara, estamos esperando para ver o que a primeira-ministra tem a nos dizer", explicou Schinas.

A visita de May a Juncker, marcada para as 10h GMT (8h de Brasília), ocorrerá um dia depois de o presidente da Comissão se reunir em Bruxelas com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

Já a chefe do governo britânico visita nesta terça e quarta-feira a Irlanda do Norte para falar sobre a questão das fronteiras com políticos, empresários e grupos civis locais.

"A menos de oito semanas de o Reino Unido deixar a UE, reconheço que este é um momento crucial para a Irlanda do Norte. E garantir que as necessidades únicas desta parte do Reino Unido sejam satisfeitas tem sido uma das minhas principais prioridades desde que eu me tornei primeira-ministra", disse May na tarde desta terça em Belfast.

tjc-acc/age/cb/ll