Topo

União Europeia destaca transparência de eleições salvadorenhas

05/02/2019 19h06

San Salvador, 5 Fev 2019 (AFP) - A União Europeia destacou nesta terça-feira (5) a transparência com que foram realizadas as eleições de domingo passado em El Salvador, nas quais saiu vencedor o ex-prefeito da capital, Nayib Bukele.

"O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) conseguiu organizar eleições confiáveis, transparentes e pacíficas", destacou em um comunicado o chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE-UE), o espanhol Carlos Iturgaiz.

Desde o fim de dezembro, 82 observadores da MOE-UE estiveram nos 14 departamentos (estados) de El Salvador para verificar o processo antes, durante e depois das eleições.

"Nossos observadores informaram que a votação, a contagem e a transmissão de dados (eleitorais) seguiram um processo transparente, que ofereceu garantias suficientes", afirmou Iturgaiz.

Bukele, de 37 anos, venceu no primeiro turno como candidato do pequeno partido conservador Grande Aliança pela Unidade Nacional (GANA).

Nest terça, o TSE se dispunha a iniciar a apuração final, o que pode demorar cerca de uma semana.

Após esta contagem final, o TSE entregará a credencial a Bukele, que o declara presidente eleito de El Salvador e Felix Ulloa como vice.

Com 99,94% dos votos apurados, Bukele alcançou 53,3% dos votos no domingo, acima da coalizão de direita liderada pela tradicional Aliança Republicana Nacionalista (Arena), que obteve 31,7% dos votos.

Também venceu a esquerdista Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN, situação), que obteve 14,4% dos votos para o ex-chanceler Hugo Martínez, e o minoritário partido Vamos (0,78%).

ob/mas/rbv/mvv