Após seca, setor agropecuário sofre com inundações na Austrália
Townsville, Austrália, 6 Fev 2019 (AFP) - Depois de problemas com a seca registrada no ano passado, os agropecuaristas do nordeste da Austrália sofrem agora com as inundações sem precedentes que matam seus animais - anunciaram autoridades locais nesta quarta-feira (6).
O Exército australiano foi enviado como reforço para lançar forragem para os animais isolados nas zonas inundadas no estado de Queensland para evitar que morram de fome, declarou o ministro da Agricultura, David Littleproud, acrescentando que os produtores continuam bloqueados nas granjas.
"É desolador, para os produtores que investiram enormes quantidades de dinheiro e energia para manter seus animais vivos durante a seca, vê-los hoje arrasados pelas inundações", declarou Michael Guerin, do grupo de defesa dos agricultores AgForce.
As perdas por causa das inundações vão-se elevar, "certamente, a centenas de milhões dólares", advertiu.
O interior do leste australiano, incluindo Queensland, sofreu uma profunda e prolongada seca. Por isso, as chuvas de monção de meados de janeiro no norte tropical foram vistas, de início, como um alívio para a zona. Logo veio a tragédia, ao se transformar em um dilúvio que inundou propriedades inteiras.
grk/arb/ev/lch/es/zm/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.