Otan celebrará a próxima reunião de cúpula em Londres em deziembro
Bruxelas, 6 Fev 2019 (AFP) - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou nesta quarta-feira que a próxima reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte acontecerá em Londres em dezembro, para celebrar os 70 anos da instituição.
"A próxima reunião de chefes de Estado e de Governo da Otan acontecerá em Londres em dezembro. É o marco ideal para comemorar os 70 anos de cooperação transatlântica", tuitou Stoltenberg, antes de recordar que Londres foi a primeira sede da Aliança em 1949.
A próxima reunião acontecerá em um contexto de persistente tensão com o presidente americano, Donald Trump, por suas críticas aos aliados.
Em janeiro, Trump reiterou a opinião de que os aliados se aproveitam há décadas do guarda-chuva de segurança americano e que sua tarefa é acabar com a situação.
O encontro acontecerá alguns meses após a saída do Reino Unido da União Europeia, prevista para o fim de março, e de uma reunião em 4 de abril dos chanceleres da Otan em Washington para celebrar a assinatura do Tratado do Atlântico Norte.
"A reunião de Londres será uma oportunidade para abordar os desafios de segurança que enfrentamos agora e no futuro e para garantir que a Otan continue adaptando-se para manter milhões de pessoas as salvo", destacou Stoltenberg.
A Otan nasceu em 1949, quatro anos após o fim da II Guerra Mundial que devastou o continente europeu, com o objetivo de favorecer "o bem-estar e a estabilidade" na região situada ao norte do Trópico de Câncer.
Dos 12 países fundadores, entre eles Canadá e Estados Unidos, a Otan chegou em 2017 a 29 membros.
tjc//zm/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.