Tsipras visita basílica de Santa Sofia em Istambul
Istambul, 6 Fev 2019 (AFP) - O primeiro-ministro Alexis Tsipras visitou, nesta quarta-feira (6), a basílica de Santa Sofia em Istambul, um monumento emblemático e alvo de disputa da cidade turca.
Em visita oficial à Turquia deste terça, Tsipras estava acompanhado por Ibrahim Kalin, o principal conselheiro e porta-voz do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Construída na entrada do Estreito do Bósforo e onde se coroavam os imperadores bizantinos, a basílica de Santa Sofia foi transformada em mesquita no século XV, após a queda de Constantinopla nas mãos dos otomanos em 1453.
Nos anos 1930, foi transformada em museu pelo regime laico de Mustafa Kemal Atatürk, e o prédio continua provocando polêmicas entre cristãos e muçulmanos.
Desde a chegada ao poder, em 2002, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) de Erdogan, os defensores do laicismo estão preocupados com a possibilidade de que Santa Sofia se torne mesquita novamente.
Nos últimos anos, houve várias atividades relacionadas com o Islã dentro da basílica, como leituras de versículos do Alcorão, ou rezas coletivas na entrada.
Atenta ao patrimônio bizantino na Turquia, a Grécia expressou várias vezes sua preocupação com as iniciativas para mudar o status de Santa Sofia.
fo-gkg/ezz/lsb/mra/pc/zm/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.