Topo

Apuração final de eleição salvadorenha confirma vitória de Bukele

07/02/2019 21h23

San Salvador, 7 Fev 2019 (AFP) - A apuração das eleições salvadorenhas de domingo terminou nesta quinta-feira (7) e confirmou a contundente vitória de Nayib Bukele como presidente eleito de El Salvador, informou o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).

Bukele, candidato do partido conservador Grande Aliança pela Unidade Nacional (GANA) alcançou 53,10% dos votos, o suficiente para vencer no primeiro turno, disse em coletiva de imprensa o presidente do TSE, Julio Olivo.

Atrás do popular ex-prefeito de San Salvador, de 37 anos, ficou a direitista Aliança Republicana Nacionalista (Arena), com 31,72% dos votos para seu candidato, o empresário Carlos Calleja.

O governante Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN, esquerda), que postulou o ex-chanceler Hugo Martínez, alcançou 14,41%, e o partido minoritário Vamos, que impulsionou Joshua Alvarado, recebeu 0,77%.

"A porcentagem já verificada de participação cidadã foi de 51,88%", assinalou Olivo, depois de explicar os resultados da contagem final das eleições presidenciais de 3 de fevereiro, na qual 5.268.411 salvadorenhos foram chamados a votar.

"Demonstramos total transparência neste processo eleitoral. O TSE, como a mais alta autoridade eleitoral, dá por cumprida a missão correspondente às eleições de 2019", acrescentou Olivo.

O TSE espera entregar na semana que vem as credenciais a Bukele como presidente eleito, junto com o vice-presidente eleito, Felix Ulloa.

ob/mas/yow/cb