Trump não planeja se reunir com presidente chinês antes de 1 de março
Washington, 7 Fev 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que não espera se encontrar com seu colega chinês, Xi Jinping, antes de 1º de março, quando as tarifas americanas devem aumentar, caso não haja acordo comercial com Pequim.
Trump defendeu uma nova reunião com Xi várias vezes, e sua viagem ao Vietnã no final de fevereiro para uma cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un alimentou especulações sobre uma reunião iminente.
Questionado se uma reunião cara a cara com o líder chinês já havia sido marcada, Trump respondeu: "ainda não".
Quando indagado se a reunião aconteceria antes de 1º de março, ele disse "não" durante um breve intercâmbio com repórteres no Salão Oval.
Em sua última reunião em Buenos Aires, no começo de dezembro, os dois líderes concordaram com uma trégua de 90 dias na guerra comercial para tentar chegar a um acordo.
O governo de Trump alertou que a ausência de um acordo poderia elevar dos atuais 10% para 25% as as tarifas sobre 200 bilhões de dólares de produtos chineses importados.
O representante comercial americano, Robert Lighthizer, que lidera as negociações, visitará a China na próxima semana para continuar os diálogos. Ele será acompanhado pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.
jca/iba/gma/mps/ll/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.