Di Maio justifica reunião com manifestantes que azedou relação entre Itália e França
Paris, 8 Fev 2019 (AFP) - O vice-premiê italiano, Luigi Di Maio, justificou nesta sexta-feira (8) seu inesperado encontro na França com um grupo de "coletes amarelos", uma reunião que provocou uma crise diplomática sem precedentes entre os dois países fundadores da UE.
Em carta aberta publicada no jornal francês Le Monde, o líder do Movimento 5 Estrelas (M5E, antissistema) acusa os dirigentes franceses, tanto de esquerda quanto de direita, de aplicar "políticas ultraliberais" que "empobreceram a vida dos cidadãos e reduzido drasticamente seu poder aquisitivo".
"É por este motivo que quis me reunir com representantes dos 'coletes amarelos' (...) Porque não acredito que o futuro da política europeia esteja entre os partidos de direita ou esquerda, ou nestes partidos que se dizem 'novos', mas que na realidade são fruto de uma tradição", destacou Di Maio.
O encontro do italiano na terça-feira, em Paris, com um porta-voz dos "coletes amarelos" franceses, Christophe Chalençon, e membros da lista criada por este coletivo antigoverno para as eleições europeias de maio foi visto como uma provocação por parte da França, que chamou seu embaixador em Roma para consultas.
"Não é uma convocação permanente, mas é importante marcar a situação porque a Itália é um aliado histórico da França e também um dos países fundadores da União" Europeia, explicou o porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux.
bur-meb/eg/es/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.