Enviado dos EUA ao Afeganistão espera acordo de paz com talibãs antes de julho
Washington, 9 Fev 2019 (AFP) - Os Estados Unidos esperam que um acordo de paz no Afeganistão com inclusão dos talibãs pode se concretizar "antes das eleições" nesse país, programadas para julho, disse nesta sexta-feira (8) o enviado americano Zalmay Jalilzad.
Após retornar a Washington ao final de uma longa viagem pautada por seis dias consecutivos de reuniões com os combatentes afegãos no Catar, Jalilzad detalhou sua estratégia ao falar perante o grupo de reflexão United States Institute of Peace.
"O melhor para o Afeganistão seria que pudéssemos chegar a um acordo de paz antes das eleições, que estão programadas para julho", afirmou.
O negociador americano, em diálogo direto com os grupos talibãs do Afeganistão, esclareceu, no entanto, que ainda falta "muito trabalho" para chegar a um acordo.
Washington e os talibãs mantêm diálogos diretos desde metade do ano, em uma tentativa de pôr fim ao conflito mais longo da história americana.
"Entre hoje e julho, há tempo suficiente" para alcançar o acordo, expressou o funcionário ao regressar de Cabul e Catar.
Também esclareceu que não busca "um acordo de retirada" das tropas americanas, "mas um acordo de paz", que poderia permitir a retirada.
Após 17 anos de combates, milhares de mortes de civis e militares e mais de um trilhão de dólares gastos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acredita que "é hora" de pôr fim à guerra no Afeganistão.
"Chegou o momento de ao menos tentar alcançar a paz", disse em seu discurso sobre o Estado da União ante o Congresso na terça-feira à noite.
Quem pensa que os Estados Unidos se retirarão do Afeganistão "aconteça o que acontecer, entendeu mal a posição do presidente", indicou Jalilzad.
Na quinta, o enviado já tinha desmentido no Twitter a existência de um calendário de partida das tropas americanas, mas não excluiu completamente uma possível redução dos efetivos antes de chegar a um acordo de paz definitivo.
fff/la/dg/yow/db
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.