Grécia aprova a adesão da Macedônia à Otan
Atenas, 8 Fev 2019 (AFP) - A maioria de deputados gregos aprovou nesta sexta-feira (8) a adesão da futura Macedônia do Norte à Otan, a última etapa do acordo greco-macedônio sobre a mudança do nome da pequena república dos Bálcãs.
O Parlamento grego votou pela ratificação do "protocolo para a adesão da República da Macedônia do Norte à Otan" por 153 votos a favor, 140 contra e uma abstenção.
"Quero desejar as boas vindas à Macedônia do Norte, um país amigo da Grécia, um país que tem que ser um aliado em nossos esforços para instalar segurança, estabilidade e paz na região", declarou o premiê grego, Alexis Tsipras, aos deputados. "A História nos julgará. Acredito que cumprimos com nosso dever patriótico", disse antes da votação.
Os embaixadores dos 29 membros da Aliança Atlântica assinaram nesta quarta-feira o protocolo de adesão, que fará deste país da antiga Iugoslávia o 30º membro da Otan.
Até agora, Atenas opôs seu veto à integração da Macedônia enquanto não modificava seu nome. Os dois países assinaram em junho um acordo segundo o qual a antiga república iugoslava da Macedônia (ARYM) passaria a se chamar "República da Macedônia do Norte".
Os parlamentos macedônio e grego adotaram sucessivamente este acordo, pondo fim a uma disputa diplomática de cerca de 30 anos entre os dois países vizinhos.
jph-chv/avz/es/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.