Guterres: eleições e acordos de paz trazem 'ares de esperança' para África
Adis Abeba, 9 Fev 2019 (AFP) - Uma série de tréguas e de eleições pacíficas faz soprar "ares de esperança" na África - declarou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em Adis Abeba, neste sábado (9), às vésperas de uma cúpula da União Africana (UA) na capital etíope.
"Sopram ares de esperança em toda África. Vimos uma reconciliação entre Etiópia e Eritreia, vimos acordos de paz (...) no Sudão do Sul e na República Centro-Africana", disse Guterres.
"Trabalhamos para ver se podemos ir na mesma direção na Líbia", acrescentou.
"Houve eleições em Madagascar, na RDC (República Democrática do Congo) e no Mali, nas quais se dizia que iam levar a uma tragédia e a violências e que finalmente aconteceram pacificamente", afirmou Guterres.
O secretário-geral da ONU atribuiu o sucesso dos acordos de paz "aos esforços conjuntos das Nações Unidas e da UA", o que permitirá que as "armas se calem a partir de 2020 no continente africano".
Guterres deu essas declarações um dia antes do início da 32ª sessão ordinária da assembleia de chefes de Estado e de governo dos 55 países-membros da UA, que acontece no domingo e na segunda-feira, em Adis Abeba.
str-fb/sd/jhd/me/pb/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.