Turquia considera tratamento da China a uigures uma "vergonha"
Ancara, 9 Fev 2019 (AFP) - O tratamento que as autoridades da China reservam para os uigures, uma minoria muçulmana que fala turco, é uma "vergonha para a humanidade", disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Turquia neste sábado.
"A política de assimilação sistemática das autoridades chinesas aos turcos uigures é uma vergonha para a humanidade", disse o porta-voz da chancelaria turca, Hami Aksoy, em um comunicado oficial.
A área de Sinkiang, a enorme região onde os uigures constituem a principal etnia, tem sido palco de tensões interétnicas e foi submetida a intensa vigilância policial nos últimos anos.
De acordo com a nota do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, "não é segredo que mais de um milhão de uigures (...) são submetidos a tortura e lavagem cerebral em centros de concentração e prisões".
As acusações sobre os centros de detenção dos uigures são negadas pela China, que menciona "centros de treinamento profissional" contra a "radicalização" islâmica.
O governo chinês diz que as medidas de segurança na região de Sinkiang são necessárias para combater o extremismo.
lsb/glr/ahg/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.