Topo

China rechaça críticas de Turquia sobre uigures e nega morte de poeta

11/02/2019 07h28

Pequim, 11 Fev 2019 (AFP) - A China respondeu nesta segunda-feira (11) as críticas turcas sobre o tratamento dado aos uigures e negou a alegação de Ancara de que um renomado poeta desta minoria muçulmana tenha morrido sob custódia, chamando de uma "mentira absurda".

"A China já fez declarações solenes em relação à Turquia. Esperamos que os responsáveis turcos possam diferenciar o certo do errado e corrigir seus erros", declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, durante uma coletiva de imprensa diária.

No sábado, o Ministério turco das Relações Exteriores criticou severamente as detenções em massa por parte da China de seus uigures de língua turca, e afirmou que o poeta Abdurehim Heyit havia morrido enquanto cumpria uma sentença de "oito anos de prisão por uma de suas canções".

Mas a China divulgou no domingo um vídeo mostrando um homem, que se identificou como Heyit, dizendo que ainda estava vivo.

Hua chamou a declaração do Ministério turco das Relações Exteriores de "vil" e disse que a alegação da morte de Heyit era uma "mentira absurda" e "extremamente errada".

"Eu vi o vídeo dele na Internet ontem, mostrando que não está apenas vivo, mas também muito saudável", disse Hua.

Um painel de especialistas da ONU disse que cerca de um milhão de uigures e outras minorias de língua turca teriam sido mantidos em "campos de reeducação" na região de Xinjiang, oeste da China, onde vive a maior parte dos 10 milhões de uigures.

A Turquia indicou que o tratamento dado pela China aos uigures era "um grande embaraço para a humanidade", no que talvez seja a mais forte condenação de um país muçulmano, que tem se mantido à margem da questão, possivelmente para evitar uma retaliação diplomática ou econômica chinesa.

O sofrimento dos uigures da China é acompanhado de perto na Turquia devido a ligações linguísticas, culturais e religiosas, bem como a presença de dezenas de milhares de uigures étnicos no país.

bur-dma/rma/cb