Começa no Irã a comemoração pelos 40 anos da Revolução Islâmica
Teerã, 11 Fev 2019 (AFP) - Milhares de iranianos se dirigiam nesta segunda-feira (11) à Praça Azadi, no centro de Teerã, para participar de um ato organizado pelas autoridades por ocasião do 40º aniversário da República Islâmica.
Às 10h00 locais (04h30 de Brasília) multidões de todas as idades se reuniam, apesar da chuva, em frente aos postos das diferentes instituições estatais e semi-governamentais onde ofereciam chá.
O 22 bahman do calendário iraniano, feriado, comemora a derrubada do regime do xá Mohammad Reza Pahlavi há 40 anos, 10 dias depois do retorno triunfal do exílio do aiatolá Ruhollah Khomeini, fundador da República Islâmica do Irã.
Mulheres usando chador, crianças com balões, homens de roupas escuras, basijs (milícias islâmicas) uniformizadas e clérigos com turbantes desfilavam pela praça, sobrevoada por um helicóptero.
Duas réplicas de mísseis balísticos, de fabricação local, eram exibidas em uma rua. Não muito longe também era possível ver réplicas de mísseis de cruzeiro.
A República Islâmica celebra o seu 40º aniversário com um programa bem estabelecido: como nos anos anteriores, as comemorações da Praça Azadi ("Liberdade", em persa) incluirão balões, flores lançadas de helicópteros, coros, uma aterrissagem de paraquedas, orações, discursos e slogans revolucionários, indica o programa oficial.
O presidente iraniano, Hassan Rohani, falará com a multidão por volta das 11h15 (05h45 de Brasília).
A televisão estatal transmitia imagens da multidão reunida em Teerã e em várias cidades iranianas, e alertava sobre a desinformação "de alguns meios de comunicação estrangeiros hostis".
amh-mj/cgo/pa/es/cb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.