Revolução Islâmica foi um 'fracasso' para o Irã, diz Trump
Washington, 11 Fev 2019 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, considerou nesta segunda-feira (11) que a Revolução Islâmica, ocorrida há quatro décadas, foi um "fracasso" para o país.
Em um tuíte escrito no aniversário da revolução, também publicado em persa, Trump afirmou: "40 anos de corrupção. 40 anos de repressão. 40 anos de terror. O regime do Irã produziu apenas 40 anos de fracasso".
"Os sofrido povo iraniano merece um futuro muito mais brilhante", acrescentou.
Mais cedo, o principal assessor de política externa do presidente Donald Trump, John Bolton, também tinha criticado a revolução.
"Foram 40 anos de fracasso, agora é a vez do regime iraniano mudar seu comportamento e, finalmente, o povo iraniano poderá determinar a direção de seu país", tuitou o conselheiro de Segurança Nacional a respeito do 40º aniversário da Revolução Islâmica.
Bolton disse que Washington apoiará "a vontade do povo iraniano e apoiará suas vozes".
Em Teerã, uma multidão foi às ruas celebrar, nesta segunda, os 40 anos da revolução de 1979, com a qual o líder muçulmano aiatolá Ruhola Jomeini derrubou o regime do xá Mohamad Reza Pahlavi.
O presidente iraniano, Hasan Rohani, garantiu à multidão presente que o "complô" americano contra a República Islâmica vai fracassar.
"A presença do povo nas ruas (...) significa que o inimigo não alcançará nunca seus objetivos diabólicos", disse Rohani a uma multidão, debaixo de chuva - considerada uma benção no país árido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.