Topo

Chefe do Pentágono viaja a Bagdá para tranquilizar autoridades iraquianas

12/02/2019 23h20

Bagdá, 13 Fev 2019 (AFP) - O chefe do Pentágono, Patrick Shanahan, tentava nesta terça-feira (12) tranquilizar as autoridades iraquianas quanto ao futuro dos militares americanos no país após a retirada da Síria e o anúncio de Donald Trump de querer "vigiar o Irã" a partir do Iraque.

Depois que Bagdá declarou a vitória sobre os extremistas islâmicos há um ano e no momento em que as forças curdas conduzem o ataque "final" contra o Estado Islâmico (EI) na Síria, aumentam os apelos para a retirada dos soldados americanos no Iraque.

Procedente do Afeganistão, o secretário interino da Defesa americano, Patrick Shanahan, que realiza sua primeira viagem internacional após sua nomeação no início de janeiro, chegou a Bagdá para acalmas as autoridades iraquianas após as declarações de Trump. À noite, viajou a Bruxelas.

- "Bom ambiente" -No Iraque, ele se reuniu com o primeiro-ministro, Adel Abdel Mahdi, em um encontro no qual prevaleceu "um bom ambiente", informou à imprensa quando chegou a Bruxelas, onde deveria participar de uma reunião ministerial da Otan.

"Expliquei claramente que respeitamos sua soberania, a importância que dão à sua independência e que lá a convite do governo", acrescentou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de que os militares americanos retirados da Síria possam ser deslocados para o Iraque a fim de continuar de dali suas operações contra o grupo Estado Islâmico, Shanahan assegurou que "a questão, simplesmente, nem foi abordada".

Sobre o Irã, o tema foi evocado "indiretamente", apontou. Mahdi "me disse: temos que guardar boas relações com todos os nossos vizinhos, também devemos manter relações fortes com os Estados Unidos".

Um alto funcionário do Pentágono, que pediu anonimato, insistiu que a "principal atividade militar" dos Estados Unidos no Iraque é "a missão contra o EI".

O Iraque "tem que saber que estamos comprometidos e que a continuação de nossa presença com as forças de segurança é crucial para que continuem mantendo a segurança", apontou.

Mas as declarações de Trump sobre a "vigilância" do Irã a partir do Iraque causaram rebuliço mesmo entre os aliados tradicionais de Washington, grande inimigo de Teerã, e deram um novo impulso à campanha exigindo a retirada das tropas dos EUA.

Nesse contexto, o parlamento registrou um projeto de lei para estabelecer um cronograma para a retirada dessas tropas.

Essa lei poderia ser apoiada pelas duas principais forças políticas, a lista liderada pelo líder xiita Moqtada Sadr, defensor da independência do Iraque, e o bloco pró-iraniano apoiado por milícias que combateram o EI com as forças de segurança.

Na segunda-feira, em uma coletiva de imprensa conjunta, essas duas forças pediram um "novo acordo" para estabelecer uma estrutura sobre a presença de tropas estrangeiras no Iraque, começando pelas americanas.

Os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003 e derrubaram o presidente Saddam Hussein, provocando uma revolta de parte da população.

Em 2011, os Estados Unidos, que haviam mobilizado até 170 mil soldados no Iraque, retiraram-se do país.

No entanto, em 2014, Washington voltou a enviar tropas para combater o EI.

- Forças de observadores -Após seu apogeu em 2014 e a proclamação de um "califado" entre a Síria e o Iraque, o EI viu seu território encolher, chegando atualmente a menos de 1%.

Segundo Trump, o "anúncio formal de que retomamos 100% do califado" poderia acontecer esta semana.

Shanahan também se reuniu com oficiais militares dos Estados Unidos na região, como o general Paul LaCamera, comandante das forças da coalizão anti-EI, para discutir as modalidades de retirada de suas tropas da Síria.

Embora não tenha informado um cronograma de saída, o chefe do Pentágono disse que estão "a tempo de respeitar os compromissos".

Questionado sobre o futuro dos curdos na Síria que atualmente conduzem uma ofensiva contra o EI, com o apoio dos Estados Unidos, mencionou uma potencial "força de observadores" que poderia ser lançada pelos aliados da coalizão no norte da Síria.

Os ministros da Defesa da coalizão anti-EI se reunirão nesta sexta-feira em Munique, Alemanha, para determinar o futuro de sua aliança.

Os Estados Unidos também está negociando com seus aliados a repatriação de seus cidadãos que se instalaram no território do EI.

"Achamos que os membros da coalizão devem assumir sua responsabilidade em relação a seus cidadãos que são combatentes", informou o alto funcionário americano, que pediu anonimato.