Erdogan quer desenvolver comércio de ouro com a Venezuela
Ancara, 12 Fev 2019 (AFP) - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou nesta terça-feira (12) que quer desenvolver o comércio do ouro com a Venezuela apesar das advertências dos Estados Unidos, que supervisiona los intercâmbios comerciais entre Turquia e Venezuela.
"Após nossa visita à Venezuela, o vice-presidente de [Nicolás] Maduro veio a nosso país e fez avaliações aqui", declarou o chefe do Estado turco em Corum, perto de Ancara.
"Este vice-presidente elogiou a indústria de Corum, o sucesso de meus irmãos em Corum e, se Deus quiser, vamos levar Corum a outro nível em termos de comércio de ouro", acrescentou.
Erdogan não citou a autoridade venezuelana a que se referia, mas a agência estatal Anadolu informou em janeiro a visita à Turquia de Tareck El Aissami, vice-presidente da área econômica da Venezuela e colaborador próximo de Maduro.
Segundo a imprensa, a Venezuela exportou ouro para a Turquia no valor de 900 milhões de euros em 2018, e em meados de janeiro os dois países concordaram em aumentar as exportações depois de um acordo que prevê o refino do ouro venezuelano em uma fábrica de Corum.
Uma alta autoridade dos EUA disse que Washington estava examinando as trocas comerciais entre Ancara e Caracas, em particular as exportações de ouro da Venezuela para a Turquia, para determinar se eles violaram as sanções impostas pelos Estados Unidos a Caracas.
"Examinamos a natureza das atividades comerciais turco-venezuelanas e, se encontrarmos uma violação de nossas sanções, obviamente agiremos", disse o funcionário em Ancara.
Cerca de 50 países, incluindo os Estados Unidos e 23 membros da União Europeia (UE), reconheceram ou apoiaram o presidente do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, que se proclamou presidente em 23 de janeiro.
Mas o presidente Nicolás Maduro também conta com o apoio de países como Turquia, Rússia ou China.
Em 23 de janeiro, o presidente Erdogan ligou para Maduro para lhe dar apoio. Erdogan e Maduro têm um bom relacionamento há anos.
Maduro foi um dos primeiros líderes do mundo a apoiar Erdogan após a tentativa de golpe na Turquia em julho de 2016.
lsb/gkg/pc/age/ll/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.