Boxeador dos 'coletes amarelos' é julgado na França
Paris, 13 Fev 2019 (AFP) - Um ex-boxeador profissional francês que agrediu policiais durante uma manifestação dos "coletes amarelos" em Paris será julgado nesta quarta-feira (13) por acusações de até sete anos de prisão.
Cristophe Dettinger, de 37 anos, ex-campeão nacional de peso-leve, foi filmado em 5 de janeiro, batendo em um policial durante uma manifestação que degenerou em tumulto perto do prédio do parlamento na capital francesa.
As imagens, que foram transmitidas nas redes sociais e nos noticiários franceses, também mostravam Dettinger, de 1,90 metro de altura, chutando outro agente no chão.
As cenas causaram uma indignação generalizada no país, mas o ex-boxeador se tornou um herói para alguns "coletes amarelos", que se manifestaram por quase três meses, às vezes violentamente, contra a política fiscal e social do presidente Emmanuel Macron.
Dettinger, apelidado de "O cigano de Massy", em referência à cidade dos subúrbios parisienses onde sua corrida começou, será julgado pela corte correcional de Paris por "violência em reunião contra agentes da autoridade pública", uma acusação pela qual poderia ser sentenciado a até sete anos de prisão.
A procuradoria, contudo, pediu dois anos de prisão e mais um de suspensão.
"São cenas de uma violência incrível, e devem ser punidas" explicou o representante do ministério público.
Os dois policiais atacados obtiveram um certificado de incapacidade para o trabalho de 15 e 2 dias, respectivamente. Dettinger queria "bater para realmente nos machucar ou até mesmo nos matar se pudesse", disse um deles à imprensa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.