Eleitores da Baviera pedem referendo para salvar as abelhas
Berlim, 14 Fev 2019 (AFP) - Cerca de 1,75 milhão de eleitores na região alemã da Baviera assinaram uma petição para a realização de um referendo para salvar as abelhas, em uma campanha que pode ter importantes consequências para a agricultura e a indústria do país.
O texto da petição, lançada pelo pequeno partido ambientalista conservador ÖDP, pede que 20% de todas as terras dedicadas à agricultura respeitem normas biológicas até 2025, para alcançar os 30% em 2030.
A petição também visa a que 10% dos espaços verdes na Baviera sejam transformados em espaços floridos, além de protegidos de agrotóxicos e pesticidas.
Ao contrário, as organizações de agricultores fizeram campanha contra a petição e alertaram para os potenciais custos financeiros das propostas.
Na quinta-feira, o jornal Süddeutsche Zeitung destacou que, com a realização deste eventual referendo, a região "poderia se tornar pioneira na Europa em matéria de proteção ao meio ambiente".
Um estudo científico publicado na segunda-feira afirmou que quase a metade das espécies de insetos, essenciais aos ecossistemas, estão desaparecendo rapidamente. O documento alertou para a possibilidade de um "declínio catastrófico" dos recursos naturais.
De acordo com cientistas, a origem do desaparecimento dos insetos está na ocupação humana de seus hábitats naturais e no uso generalizado de pesticidas na agricultura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.