UE quer acrescentar a Arábia Saudita à lista negra de lavagem de dinheiro
Bruxelas, 14 Fev 2019 (AFP) - A Comissão Europeia sugeriu nesta quarta-feira a adição de sete novos países, incluindo a Arábia Saudita e o Panamá, à lista de nações da UE que lutam insuficientemente contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
Esta iniciativa do Executivo europeu deve ainda receber luz verde do Parlamento Europeu e dos países membros da União. Alguns, como a França e o Reino Unido, expressaram reservas.
Após o anúncio, Riade indicou que "lamentava" a proposta. "O compromisso da Arábia Saudita na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo é uma prioridade estratégica para o Reino. Seguiremos desenvolvendo e melhorando nosso quadro legislativo para atingir esse objetivo", declarou o ministro das Finanças saudita, Mohammed Al Jadaan, citado nesta quinta-feira pela agência oficial saudita SPA.
Se os novos países de "alto risco" propostos pela Comissão forem aprovados, incluindo em particular a Arábia e o Panamá, a "lista negra" da UE aumentará para 23 países.
Entre os países já listados, estão o Irã, Iraque, Paquistão, Etiópia e Coreia do Norte, entre outros.
O fato de estar nesta lista não gera sanções, mas obriga os bancos europeus a aplicar controles reforçados em transações financeiras envolvendo clientes ou estabelecimentos nesses países.
cds/clp/lb/me/zm/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.