Topo

Anunciam medidas no Haiti para acalmar protestos

17/02/2019 08h23

Porto Príncipe, 17 Fev 2019 (AFP) - O primeiro-ministro do Haiti, Jean-Henry Ceant, anunciou na noite de sábado (16) medidas de urgência, entre elas cortes administrativos, luta contra o contrabando e a corrupção, após 10 dias de paralisação do país.

"A primeira medida é cortar o orçamento do primeiro-ministro em 30%, sugerindo à Presidência e ao Parlamento que façam o mesmo", disse Ceant.

"Também serão retirados os privilégios desnecessários dos funcionários do Estado, como gastos de combustível, telefone, viagens inúteis ao exterior, e assessores", acrescentou em um discurso transmitido pela televisão.

Em sua fala, o chefe de Governo também declarou que enfatizará a luta contra a corrupção e o contrabando.

Além disso, anunciou reuniões com o setor privado para considerar um aumento do salário mínimo.

Condenou a queima, na sexta-feira, da bandeira dos Estados Unidos, "um país amigo", por parte de manifestantes para denunciar a ingerência de Washington na política haitiana.

Ao menos sete pessoas morreram no Haiti desde 7 de fevereiro em distúrbios que causaram importantes danos materiais, principalmente na capital. Os manifestantes pedem melhores condições de vida e a renúncia do presidente, Jovenel Moise.