Eurodeputados tentarão entrar na Venezuela via Colômbia
Madri, 18 Fev 2019 (AFP) - Os eurodeputados do Partido Popular Europeu (direita), que teve a entrada na Venezuela impedida pelo governo de Nicolás Maduro no domingo, tentarão ter acesso ao país via Colômbia no próximo sábado levando a ajuda humanitária que tentam entregar ao líder oposicionista Juan Guaidó.
"O ministro das Relações Exteriores da Colômbia me ligou e me disse: 'Venha para a Colômbia no próximo sábado.' E nós aceitamos o convite e o que não pudemos fazer em Caracas, tentaremos fazer no próximo sábado em Cúcuta", anunciou o deputado espanhol Esteban González Pons González Pons aos jornalistas em Madri.
González Pons chefiou a delegação de cinco eurodeputados, três espanhóis, um holandês e um português, do Partido Popular Europeu (PPE), a que o governo do presidente Nicolás Maduro impediu a entrada no país no domingo.
A delegação havia sido convidada por Juan Guaidó, reconhecido como presidente encarregado da Venezuela por 50 países, e o objetivo era encontrar-se com ele, com ONGs e tentar visitar o líder da oposição preso Leopoldo López, explicou González Pons.
González Pons pediu à União Europeia e à Espanha que abandonassem o Grupo de Contato dos países da Europa e da América Latina, que promove as eleições presidenciais como uma solução pacífica para a crise na Venezuela.
Ele também pediu que a UE retire as credenciais dos embaixadores de Maduro em países europeus e aplique sanções a seu chanceler Jorge Arriaza, que acusou os deputados de tentar visitar a Venezuela "com fins conspiratórios".
du/pmr/zm/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.