Chile confirma cúpula presidencial para criar Prosul
Santiago, 19 Fev 2019 (AFP) - O presidente Sebastián Piñera confirmou nesta terça-feira que o Chile organizará uma cúpula de presidentes em março para a criação do Prosul, um fórum sul-americano do qual a Venezuela não participará, e que buscará substituir a Unasul.
"No mês de março, teremos uma reunião de presidentes em nosso país para impulsionar o projeto Prosul, que é um fórum para o desenvolvimento da América do Sul", disse Piñera em entrevista coletiva no palácio de La Moneda.
O presidente chileno explicou que o Prosul será um órgão "sem ideologias ou burocracia" que fortalecerá a integração, a economia e o comércio dos países da região.
Mas ele esclareceu que apenas as nações que cumprem exigências como "a plena vigência da democracia e do Estado de Direito e o pleno respeito aos direitos humanos e liberdades" podem entrar.
"Você observa que apenas a Venezuela está excluída, porque a Venezuela não cumpre" as exigências, disse Piñera.
Os presidentes da Argentina, Brasil, Bolívia - um país aliado à Venezuela na região - Colômbia, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai, Peru, Guiana e Suriname foram convidados para esta reunião.
msa/af/mps/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.