Ex-premiê testemunhará em julgamento de separatistas catalães
Madri, 19 Fev 2019 (AFP) - O ex-primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy comparecerá como testemunha no dia 26 de fevereiro ao Tribunal Supremo no histórico processo contra 12 líderes separatistas catalães.
Rajoy era o chefe de Governo quando aconteceu a fracassada tentativa de secessão da Catalunha, em outubro de 2017.
O conservador Rajoy, que deixou o poder em junho do ano passado após uma moção de censura no Parlamento espanhol, é uma das centenas de testemunhas convocadas a comparecer ao principal tribunal espanhol, incluindo outros integrantes de seu extinto governo e figuras importantes do movimento separatista.
Após um referendo de autodeterminação e de uma declaração unilateral de independência do Parlamento catalão, dominado pelos separatistas, Rajoy dissolveu a Câmara, destituiu o governo do presidente regional Carles Puigdemont e convocou eleições, tudo com base em um artigo da Constituição espanhola.
No julgamento, iniciado em 12 de fevereiro, os 12 líderes independentistas - nove deles em prisão provisória - devem responder por diversos delitos, como rebelião, fraude ou desobediência.
A Promotoria solicita penas de vão de sete a 25 anos de prisão para o principal acusado, o ex-vice-presidente catalán Oriol Junqueras.
du/mbx/zm/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.