Emissário da Coreia do Norte para os EUA chega a Hanói
Hanói, 20 Fev 2019 (AFP) - O emissário norte-coreano Kim Hyok Chol chegou nesta quarta-feira a Hanói, à frente de uma delegação de seu país, antes da segunda cúpula entre Kim Jong Un e Donald Trump, constatou um jornalista da AFP.
"Uma delegação norte-coreana chegou em um voo de Pequim", confirmou uma fonte do aeroporto sob condição de anonimato.
Um jornalista da AFP viu o funcionário norte-coreano entrar em uma residência para convidados do governo na capital vietnamita, na qual se hospedou no fim de semana uma delegação de seu país preparando a cúpula.
Kim Hyok Chol se reunirá no decorrer desta semana em Hanói com o representante especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, com o objetivo de preparar o encontro entre o presidente americano e o líder norte-coreano, nos dias 27 e 28 de fevereiro.
Kim e Biegun se encontraram no início de fevereiro em Pyongyang para discutir o progresso da "desnuclearização completa, a transformação das relações entre Estados Unidos e Coreia do Norte, e o estabelecimento de uma paz duradoura na península coreana", de acordo com um declaração do Departamento de Estado.
Depois de meses de tensões, insultos e ameaças pessoais, os dois líderes começaram uma aproximação no início do ano passado.
Em sua primeira reunião, Kim e Trump assinaram uma declaração muito vaga a favor da "desnuclearização da península coreana". Mas, desde então, não houve avanço, já que ambas as partes nem sequer concordam com o alcance exato desse compromisso.
A Coreia do Norte pede uma redução nas sanções adotadas pela comunidade internacional contra ela em resposta ao seu programa nuclear e balístico. Mas os Estados Unidos acreditam que essas sanções, que sufocam o povo norte-coreano, devem ser mantidas enquanto a Coreia do Norte não renunciar às armas nucleares.
"Espero que haja coisas muito positivas", disse Trump na terça-feira, mas "não estou particularmente apressado".
jv/mtp/sg/ra/zm/age/eg/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.