EUA pedem à América Central que detenha caravanas de migrantes
Antiguo Cuscatlán, El Salvador, 20 Fev 2019 (AFP) - A secretaria de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, pediu nesta quarta-feira (20) aos ministros de Segurança da Guatemala, El Salvador e Honduras, que detenham novas caravanas de migrantes que pretendem chegar ao seu país de forma irregular.
Na busca por soluções à migração, Nielsen pediu-lhes para mostrar "liderança para deter a formação das caravanas" que, na sua opinião, "trouxeram crime, violência e instabilidade para a região".
O encontro de Nielsen e seus homólogos foi a quarta reunião de ministros de Segurança do Triângulo Norte, e aconteceu na cidade de Antiguo Cuscatlán, no leste de San Salvador.
"Devemos trabalhar juntos para lutar contra esses grupos que estão sendo predadores (traficantes de pessoas) de toda a população", destacou a funcionária americana.
Após o fim da reunião, os funcionários dos quatro países assinaram uma declaração conjunta na qual se comprometeram a enfrentar o desafio da migração irregular", segundo Nielsen.
Nesta quarta-feira foi apresentado o estudo "Honduras: causalidades da migração internacional" a cerca de 50 acadêmicos na Universidade Nacional, em Tegucigalpa.
A pesquisa aponta que as pessoas no país decidem emigrar pela "pobreza e desigualdade", "insegurança"e por "fatores culturais".
Esse movimento migratório somente poderá ser contido "mediante um consenso nacional que ataque as causas", disse à AFP José Arnoldo Sarmiento, o pesquisador responsável pelo estudo.
ob/cmm/lda/cc/mvv
NIELSEN HOLDINGS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.