PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Ortega tem os 'dias contados', diz assessor de segurança nacional de Trump

20/02/2019 17h05

Washington, 20 Fev 2019 (AFP) - O Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, disse nesta quarta-feira que o governo de Daniel Ortega na Nicarágua "está com os dias contados" e assegurou que "o povo nicaraguense logo estará livre".

O assessor do presidente Donald Trump fez essas declarações em uma mensagem no Twitter, em que se referiu às longas sentenças de prisão dadas esta semana pela justiça da Nicarágua a três opositores de Ortega que participaram dos protestos antigoverno no ano passado.

"O regime de Ortega condenou três líderes agrícolas a 550 anos de prisão por seu papel nos protestos em 2018, onde, segundo relatos, as forças policiais de Ortega mataram 300 ativistas. Como o presidente Trump disse na segunda-feira, os dias de Ortega estão contados e o povo nicaraguense em breve estará livre", tuitou Bolton.

Ortega, um ex-guerrilheiro de 73 anos que governa a Nicarágua desde 2007, enfrentou em abril passado protestos da oposição exigindo sua saída do poder, cuja repressão deixou 325 mortos, mais de 700 detidos e pelo menos 50.000 exilados, segundo grupos de direitos humanos e da oposição.

Trump disse em um evento em Miami na segunda-feira que "os dias do socialismo e do comunismo estão contados" na Venezuela, em Cuba e na Nicarágua, países que o próprio Bolton definiu em um discurso em novembro como a "troika da tirania".

ad/ltl/cc/db

Internacional