PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Exército dos EUA realiza voo de observação sobre a Rússia

O presidente dos EUA, Donald Trump e o líder russo Vladimir Putin durante a cermônia para a foto oficial do G20 - JUAN MABROMATA/AFP
O presidente dos EUA, Donald Trump e o líder russo Vladimir Putin durante a cermônia para a foto oficial do G20 Imagem: JUAN MABROMATA/AFP

21/02/2019 15h47

O Exército dos Estados Unidos está realizando um voo de vigilância sobre a Rússia como parte de um acordo internacional, informou o Pentágono nesta quinta-feira (21).

O voo faz parte do Tratado de Céus Abertos, um acordo internacional que visa promover a transparência militar através de voos de observação recíprocos e sem armas, em cada uma das terras dos 34 países membros.

Devido às tensões com a Rússia, este é o primeiro voo do tipo desde novembro de 2017, informou o porta-voz do Pentágono, o tenente-coronel Jamie Davis.

"A Rússia está ciente do voo", disse ele. "Seis observadores da Federação Russa estão a bordo do avião americano para monitorar todas as fases do voo", explicou.

A observação, que deve terminar na sexta-feira, está sendo realizada com uma aeronave desarmada OC-135B.

Em dezembro, os Estados Unidos e outros países realizaram um voo desse tipo sobre a Ucrânia, em uma missão para mostrar seu apoio a Kiev após a captura pela Rússia de três navios militares ucranianos no Mar de Azov.

O Tratado de Céus Abertos conta com 34 membros nacionais e dá aos países "o direito de reunir informações sobre as forças militares e as atividades dos outros" países membros, segundo o Pentágono.

Internacional