PUBLICIDADE
Topo

Democratas lançam ofensiva legislativa contra o muro de Trump

22/02/2019 18h24

Washington, 22 Fev 2019 (AFP) - Legisladores democratas dos Estados Unidos apresentaram nesta sexta-feira uma resolução para frear a "emergência nacional" declarada pelo presidente Donald Trump para construir seu muro na fronteira com o México, um passo que dá início a uma acirrada batalha político-judicial.

A presidente da Câmara de Representantes e líder da maioria democrata, Nancy Pelosi, afirmou que a Câmara de Representantes votará na próxima tgerça-feira sobre a chamada resolução de desaprovação, que busca impedir que o presidente ignore o Congresso para ter acesso a fundos federais para construir seu muro.

A norma certamente será aprovada na Câmara de Representantes controlada pelos democratas, mas seu destino é incerto no Senado, dominado pelos republicanos de Trump.

"Não há provas que apoiem a informação falsa do presidente de que existe uma crise na fronteira", afirmou Pelosi em uma coletiva por telefone em Laredo, Texas, onde se encontra para visitar a fronteira entre o México e os Estados Unidos com outros legisladores americanos.

Trump anunciou a declaração de emergência na semana passada depois que o Congresso não aprovou os US$ 5,6 bilhões necessários para o muro, uma de suas promessas eleitorais assinadas em 2016.

A lei orçamentária, que Trump relutantemente assinou para evitar uma nova paralisação do governo devido à falta de financiamento, inclui alocações de apenas US $ 1,375 bilhão para cercas e outras barreiras na fronteira, mas não há itens específicos para o trecho de muro proposto pelo presidente.

Os democratas e alguns republicanos condenaram a decisão de Trump, considerando-a uma tentativa de usurpar os poderes de financiamento reservados ao Congresso pela Constituição.

mlm/ad/gma/cn