Topo

Shows na fronteira marcam duelo entre governo e oposição na Venezuela

Participantes do concerto Venezuela Aid Live, realizado perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela, em Cúcuta, usam camisetas em repúdio ao presidente Nicolás Maduro - Edgard Garrido/Reuters
Participantes do concerto Venezuela Aid Live, realizado perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela, em Cúcuta, usam camisetas em repúdio ao presidente Nicolás Maduro Imagem: Edgard Garrido/Reuters

Em Cúcuta (Colômbia)

22/02/2019 14h29

Dois shows simultâneos marcam hoje (22) uma nova disputa pelo poder na Venezuela, antes da arriscada aposta da oposição de conseguir a entrada de ajuda humanitária no país, apesar do bloqueio do governo de Nicolás Maduro.

Ignorando o forte calor na cidade de Cúcuta, milhares de venezuelanos e colombianos explodiram de alegria com o início do Venezuela Aid Live.

O evento, com a presença de várias estrelas, foi organizado pelo bilionário britânico Richard Branson com o objetivo de arrecadar ajuda para a Venezuela, que enfrenta uma intensa crise, incluindo escassez de produtos básicos e hiperinflação.

"O que já foi o país mais rico da América Latina é agora o mais pobre, e isso é inaceitável. Façamos de hoje um dia de esperança para toda a Venezuela", disse Branson no palco.

Os organizadores esperavam ao menos 250 mil pessoas. "Será um dia mágico", acrescentou o magnata em entrevista à imprensa.

Do lado venezuelano, operários e soldados montavam um palco sobro o qual não se sabe quem deve se apresentar.

A 300 metros do local do show de Branson, e com grande dispositivo militar, o governo preparava seu concerto, do qual foram divulgados apenas os lemas: "Para a guerra, nada" e "Hands off Venezuela" (Mãos fora da Venezuela).

O show Venezuela Aid Life é apoiado pelo líder opositor Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por quase 50 países.

O encerramento do evento deve contar com as presenças dos presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Chile, Sebastián Piñera, e do Paraguai, Mario Abdo.

Branson caminhou pela ponte internacional Tienditas e constatou o bloqueio realizado pelos militares venezuelanos nessa passagem, por onde a Colômbia pretende fazer entrar amanhã os dez caminhões carregados de alimentos, kits de higiene e remédios enviados pelos Estados Unidos a pedido de Guaidó para aliviar a crise.

O governo de Maduro alertou que não permitirá a passagem da carga, por considerar a ajuda um pretexto para uma intervenção militar, que Washington não descartou.

A ponte de Tienditas foi bloqueada por militares venezuelanos com contêineres e outros obstáculos.

Maduro, que nega qualquer crise humanitária, tentou responder a pressão.

Do lado venezuelano impera a incerteza, depois que o governo chavista apenas confirmou shows de sexta-feira a domingo.

Os produtores do evento na Colômbia afirmam que, apesar da proximidade, dificilmente o som de um show vai interferir no outro.

A lista de artistas que defenderão a mensagem do chavismo é incerta, assim como a presença de Maduro. Willie González, muito famoso nos anos 1980, rejeitou o convite de Maduro.