Topo

Guaidó anuncia que a ajuda humanitária "já entrou" na Venezuela

23/02/2019 14h02

Caracas, 23 Fev 2019 (AFP) - O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, anunciou neste sábado que o primeiro carregamento de ajuda humanitária entrou no território da Venezuela através da fronteira com o Brasil, apesar do fechamento ordenado pelo presidente Nicolás Maduro.

"Atenção Venezuela: Anunciamos oficialmente que o primeiro carregamento de ajuda humanitária entrou agora em nossa fronteira com o Brasil. É uma grande conquista, Venezuela!", escreveu Guaidó no Twitter.

Caminhões com remédios e alimentos enviados pelos Estados Unidos viajam também a partir do principal centro de armazenamento na cidade colombiana fronteiriça de Cúcuta em direção à ponte binacional Simón Bolívar, que vai até San Antonio de Táchira (leste venezuelano).

"A ajuda humanitária em definitivo vai a caminho da Venezuela de maneira pacífica e de maneira tranquila para salvar vidas neste momento", declarou em Cúcuta um pouco antes Guaidó - reconhecido por 50 países como presidente interino , ao lado dos presidentes da Colômbia, Chile e Paraguai, além do secretário-geral da OEA.

Militares venezuelanos usaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes que tentavam chegar à ponte Simón Bolívar.

mis/lda/cn/fp