Topo

Balanço de vítimas de bebida adulterada na Índia supera 150 mortos

24/02/2019 12h35

Guwahati, Índia, 24 Fev 2019 (AFP) - A polícia indiana anunciou neste domingo que mais 58 pessoas morreram na região nordeste do país depois que consumiram bebida alcoólica adulterada, o que eleva o caso de envenenamento em massa a 158 vítimas fatais.

Ao menos 200 pessoas permanecem hospitalizadas. A tragédia aconteceu menos de duas semanas depois de um caso idêntico que provocou 99 mortes no norte do país.

O balanço da tragédia pelo álcool adulterado subiu para 85 mortos no distrito de Golaghat e a 71 no distrito vizinho de Jorhat, no estado de Assam, anunciaram neste domingo as autoridades locais.

"Dez pessoas foram detidas. Enviamos mostras do líquido a um laboratório forense e esperamos o relatório", afirmou à AFP o comandante de polícia Mukesh Agarwala.

As vítimas começaram a demonstrar os sintomas na quinta-feira à noite, depois de consumir álcool produzido clandestinamente.

Muitas pessoas intoxicadas, incluindo várias mulheres, trabalhavam em plantações de chá da região.

Os médicos informaram que as vítimas foram hospitalizadas com fortes vômitos, sem ar e com dores intensas no peito.

O governador do estado de Assam, Sarbananda Sonowal, ordenou uma investigação. A polícia anunciou no sábado as detenções de um homem que vendia álcool adulterado e de dois fiscais do distrito que não adotaram as medidas adequadas antes da comercialização da bebida.

No início do mês, 99 pessoas morreram em um fim de semana, vítimas bebida alcoólica adulterada e muitas outras foram hospitalizadas em uma região entre os estados de Uttar Pradesh e Uttarakhand (norte), a 150 km da capital Nova Delhi.

A polícia iniciou na ocasião uma grande operação contra as destilarias clandestinas.

Centenas de indianos pobres morrem a cada ano vítimas do consumo de bebidas adulteradas. Os contrabandistas adicionam com frequência metanol - um composto muito tóxico às vezes utilizado como anticongelante - em sua mistura.

Dos 5 bilhões de litros de bebidas alcoólicas consumidas por ano na Índia quase 40% são produzidos ilegalmente, segundo a International Spirits and Wine Association of India.

Vários estados indianos proibiram a venda de bebida alcoólica ou anunciaram a intenção de adotar a medida. As vozes mais críticas a este tipo de veto afirmam que isto apenas aumenta a produção e venda de álcool fora de controle.

str/bb/np/ev/cr/pa/pc/fp