Topo

EUA e talibãs retomam negociações de paz no Catar

25/02/2019 11h37

Doha, 25 Fev 2019 (AFP) - O enviado especial americano para o Afeganistão, Zalmay Khalilzad, informou que se reuniu em Doha nesta segunda-feira com um importante líder do Talibã, no primeiro dia das negociações de paz entre os Estados Unidos e os rebeldes no Catar.

Khalilzad tuitou que acabara de concluir "um almoço de trabalho com o Mulá (Abdul Ghani) Baradar", cofundador do movimento Talibã.

Aparentemente, é o encontro de mais alto nível entre os dois lados desde o início dos recentes esforços de paz no Afeganistão.

"Esta é a primeira vez que nos encontramos, as negociações podem começar", acrescentou.

A presença pela primeira vez na mesa de negociações de Abdul Ghani Baradar, ligado ao chefe do Talibã, o Mulá Haibatulá Akhundzada, cria expectativas.

Abdul Ghani Baradar, por muito tempo considerado o substituto de Omar, que morreu em 2013, foi preso no Paquistão em 2010 e libertado em outubro.

Baradar é considerado um líder influente e com amplo apoio entre as diferentes facções talibãs.

O governo de Cabul, no entanto, continua expressando seu descontentamento em ser mantido fora dessas negociações.

Durante os seis dias consecutivos de negociações no final de janeiro, os Estados Unidos e o Talibã chegaram a "esboço de acordo", centrado na promessa dos talibãs de impedir que o Afeganistão seja usado como base para realizar ataques a países estrangeiros, mas sem um calendário para a retirada das tropas dos Estados Unidos ou um cessar-fogo.

emh-ds/lab/ahe/lch/pa/age/cn